E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é o meu Deus. (Zacarias 13:9).
O fogo purifica, porque queima a impureza.
O fogo são as tribulações
O fogo são as provações.
Porque queimar os lábios?
Primeiro porque o próprio profeta assumiu que tinha lábios impuros e vivia no meio de um povo de impuros lábios. Assim, Deus age de acordo com o desejo e a necessidade do freguês.
Lábios aqui, vale pelo que se fala, representa a multidão de palavras ditas em todo o tempo.
A boca fala do que o coração está cheio. E do coração procedem as saídas da vida; mais ainda, do coração procedem os homicídios, furtos adultérios...e a lista prossegue como diz em Mateus.
Dois são os elementos de purificação: o fogo e a agua.
Toda a coisa que pode resistir ao fogo, fareis passar pelo fogo, para que fique limpa, todavia se purificará com a água da purificação; mas tudo que não pode resistir ao fogo, fareis passar pela água. (Números 31:23).
Ora, aquilo que resiste ao fogo, será purificado pelo fogo, isso porque a escoria da prata, por exemplo, não sai com a lavagem feita pela agua, se não pelo fogo. É o fogo que remove a escoria, fundindo-a, até que a mesma se separa da prata pura.
Eis que já te purifiquei, mas não como a prata; escolhi-te na fornalha da aflição. (Isaías 48:10).
Esse fogo tem nome, esse fogo são as provações, e Pedro sabia muito bem disso quando se expressou dramaticamente em sua epistola dizendo que elas (as provações) ardem sobre nós.
Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; (1 Pedro 4:12).
Mas, tem impureza que a agua por si dá conta, o que ela lavando, fica purificado. E o que se purifica com a agua, se exposto pelo fogo for, não resistira, será queimado junto com a impureza. A roupa suja se lava com a agua, se exposta ao fogo será destruída.
Ora, escrevo isso para lhes mostrar o equilíbrio da justiça de Deus, que queima só o que pode ser queimado no homem, e lava só que pode ser lavado. O que é para queimar, - não minimiza nem paternalista -, queima mesmo. Já o que é para lavar, não exagera - não esmaga a cana trilhada, nem o pavio que fumega -, Jesus limpa sem destruir.
Assim, tanto pelo fogo, quanto pela agua o Deus que purifica é o mesmo. A agua (lavando) é símbolo da palavra, e foi o Senhor Jesus que estabeleceu esta teologia e Paulo confirmou mais tarde.
Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. (João 13:10).
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. (João 15:3).
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, (Efésios 5:26)
Isaias vai confirmar essa misericórdia de Deus, que aperfeiçoa, purifica, limpa através das lutas e sofrimentos da vida, sem porem, destruir o objeto provado.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaías 43:2).
Assim, na vida dos eleitos, a agua de Deus limpa e não afoga, e o fogo de Deus queima mais não destrói.
E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. (Êxodo 3:2).
Graças a Deus que nos prova com misericórdia, reconhecendo os limites humanos e melhor, os limites pessoais de cada um. Assim, até o fogo que nos prova sofre a gradação de acordo com a estrutura emocional, física e de acordo com impureza a ser removida.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. (1 Coríntios 10:13)
Gloria ao Deus que lava e não afoga, queima e não consome.