Génesis 46:3 E Deus disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer para o Egito; porque eu te farei ali uma grande nação.
Deus nos faz crescer em qualquer lugar; até no Egito. Transforma o solo estranho em lugar de aconchego. Faz do inimigo nosso provedor .
Transforma lugares inóspitos para o desenvolvimento da vida em ambiente fértil (a fome ia chegar no Egito, porem, não chegou, para o bem dos seus filhos).
Abençoa povo estranho, para assim nos abençoar.
Transforma o veneno que era para morte, em antídoto para vida .
Conserta o caminho deformado, destruído pelos homens, (o que fizeram os irmãos de José, os ismaelitas , o padeiro e Potifar) em caminho pavimentado, direito, para nos fazer chegar no destino por ele traçado.
Quanto mais o homem e o diabo lutam , para desviar os escolhidos do alvo e dos propósitos de Deus, mais, dentro deste alvo e propósito, os escolhidos são inseridos.
É quando íamos para a direita, e fomos desviados para a esquerda; mas, a esquerda nos leva para o mesmo lugar que a direita nos levaria .
Gênesis 45:5 ,8
"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós." (v.8) "Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito."
Não é plano "B". Deus não precisa de um plano B; (quem trabalha com plano B, somos nós, que somos sujeitos as falhas, a erros, a fracassos; e quase sempre precisamos de uma segunda chance) mas, sim o fato de os projetos dos inimigos, serem, em última escala , exatamente o plano de Deus para nós. Foi assim com Jesus, cuja morte de cruz arquitetada pelos judeus e romanos, serem exatamente o propósito de Deus para Cristo, e para a humanidade.
Não é que Deus refaz o plano, nem que reescreve o curso das nossas vidas, mas, que na sua onisciência, ele controla nossas jornadas em cima dos ataques, conspirações, tropeços, investidas, induções de erros e tragédias promovidas pelo inferno.
Isso é soberania, isso é todo o poder, isso é governo .
Assim, o que nos resta é continuar caminhando, permanecer despertos, contentes, sabendo que chegaremos aonde Cristo determinou que um dia chegaríamos.
Mais que isso, devemos permanecer com esperança, sabendo que o futuro está garantido aqui, ou na vida vindoura .
Vivamos em paz, sabendo que ele, o Senhor é esse santo Butantan, especialista e transformar veneno de cobra em antídoto, em remédio, que nos salva da morte.
É o antídoto, feito do próprio veneno; isso é extraordinário !!!.
Resumindo é Romanos 8:28
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".
Assim foi com José, assim tem sido com milhares de pessoas em todos os tempos, em todas as partes do mundo .
Amem