Nisto Pensai

segunda-feira, fevereiro 03, 2014


Bem antes da inteligência emocional, da inteligência multifocal, dos ensinos voltados para neurociência; a bíblia já ensinava pela boca de Paulo sobre a importância de se cultivar na cabeça, no cérebro emocional, os bons pensamentos.

6 Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças;
7 e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.(Filipenses 4.6 -8)

Note que o versículo sobre bons pensamentos está precedido de uma advertência para não andar ansioso (v6) e que o resultado de não andar ansioso é a paz (v.7)e culmina com o cultivar de bons pensamentos para que essa paz permaneça.

Assumir o controle regular, de nossas ideias, pensamentos nos ajuda a despoluir as emoções das mazelas que tanto adoece nossas vidas neste mundo. Às vezes, nos fazemos refém de padrões de pensamentos, que nos adoecem. Acostumamo-nos a pensar amargo, pessimista, malignamente; acostumamo-nos a reprimir pensamentos de felicidade, esperança, prazer, paz, só porque nos acostumamos com o pior, com o mal, com as desgraças desta vida.

Pensar coisas impuras, perversas, ímpias, desgasta, empobrece, definha a alma. Fazer de nossa cabeça um baú de mazelas não traz saúde, pelo contrario vai enfermando o espirito e trazendo consequências emocionais e até físicas.

Não deixe que seus pensamentos e ideias sejam uma arma contra você mesmo, nutram na cabeça bons pensamentos.

Eu termino com lamentações de Jeremias capitulo 3, aonde ele diz que por conta da desgraça que se abateu sobre Jerusalém, ele foi ficando refém de lembranças amargas, e o resultado disso foi que a sua alma deprimiu, suas emoções adoeceram, e a esperança morreu dentro do seu coração. Até que neste versículo 23 ele diz: “quero trazer a memoria o que me pode dar esperança”, ele reassumiu o controle de si mesmo, de seus pensamentos livres, e começou a jogar fora o lixo (as lembranças dolorosas e amargas da destruição do seu povo) e colocou para dentro da cabeça as lembranças que podiam lhe dar esperança: pensar em Deus; pensar no caráter de Deus (misericordioso).



Se não tiver nada de bom para pensar, pense em Cristo; se não tiver nada de bom girando dentro da cabeça, rompa com essa cadeia mental depressiva e pense nas coisas boas que há em Cristo, no seu caráter como o seu amor por você, por exemplo.

Por Márcio Oliveira

You Might Also Like

0 comentários