O que o homem precisa ouvir, e qual a mensagem que salva?

sábado, dezembro 27, 2014

A mensagem salvadora no que tange o pregador, pode ser até inadequada em seu escopo geral, mas, o Espirito Sempre utiliza uma frase, uma palavra, a citação de um versículo para salvação do homem.
Isso porem, não nos isenta de ter responsabilidade quanto ao conteúdo, da palavra pregada. É dever nosso, pregar a verdade de Deus, e direcionar a mensagem para aquilo que realmente interessa e seja importante para Deus e o individuo.
Assim, a mensagem para a salvação deve ser Cristocentrica, ou seja, deve focar Jesus, falar de Jesus e ensinar o que Jesus ensinou.
Deve ser direcionada para a doença básica do homem, a saber, “o pecado alojado na natureza humana”. Problemas emocionais existem, problemas familiares existem, crises financeiras existem, problemas com vícios existem, problemas com religiões e espíritos malignos existem, mas, a doença básica é o pecado. Cure o homem da doença do pecado, e tudo mais se ajustara ou será expurgado, expulso. 
Dentro desta mensagem apontando para o individuo qual seja a doença básica dele, mostrando onde de fato está o problema ”o pecado”, deve ser pregado também, na mesma mensagem “o estrago que o pecado fez e faz na vida dele e de qualquer um”. É quando se mostra para a pessoa o estado de miserabilidade dela diante de si e de Deus. 
Uma vez confrontado o homem com o pecado e o estado de miserabilidade dele, prega-se então sobre a necessidade de “arrependimento”. Ou seja, o evangelho precisa ser pregado com realismo, confronto, o homem precisa ser colocado no seu lugar ”necessitado radical de Deus e de perdão” e não motivado,  recebendo palavras de conforto antes de ser colocado em desconforto por causa da sua vida pecaminosa. É nesse momento que o quebrantamento seguido de arrependimento pode brotar o amago do ser.
E só então se faz o convite para entregar a vida a Cristo.
Pregando assim, tem se certeza de que a pessoa entregou a vida a Cristo pelos motivos certos, e não movido por interesses outros, como: cura emocional, prosperidade, ajuste familiar e etc. 
Márcio Oliveira

You Might Also Like

0 comentários