Raiz de uma terra seca. (Isaias 53.2)

segunda-feira, junho 18, 2012

Essa é a expressão que o profeta Isaías usa para se referir a Cristo na sua aparição no cenário
da existência humana.

A terra seca geralmente produz Erva, raiz: decadente, mirrada, feia, sem beleza, por conta da
falta de saúde da própria terra. A raiz é fruto da terra que a produziu.

Raiz de uma terra seca fala-nos da natureza terrena de Jesus no que tange a aparência,
fisionomia, biótipo, corpo físico, fragilidade física humana.

Ele era como nos diz o próprio Isaias: sem formosura e nem beleza. “não tinha formosura
nem beleza”.

A terra que ele nasce é seca porque aponta para a fragilidade, adoecimento, cansaço,
amargura da família, do contexto social, e a decadência biológica da vida humana.

Assim, a raiz não é sem formosura e beleza por umas questões: moral, espiritual, ou
psicológica. Cristo não era pecador, adoecido pelas praticas pecaminosas; Cristo não era
deformado na sua espiritualidade, oprimido, desviado de Deus; Cristo também não era
doente no seu psiquismo, nas suas emoções, na sua alma. Sua alma era saudável, seus
pensamentos coerentes, suas emoções naturais e saudáveis.

E nós? Somos raízes de uma terra seca também? E como somos como raízes?

Diferentes de Cristo nós somos decadentes em todos os níveis de nossa existência: corpo,
alma e espírito.

Somos sem duvida, raízes de uma terra seca: no âmbito social, na vida físico-biológica, mas
também e principalmente na vida interior, espiritual. Nossa aparência feia é fruto do pecado
que adoeceram nossas almas, nossos corações. Alem disso, somos deformados no caráter,
somos doentes nas nossas emoções. Por tudo isso e algo mais, somos raízes de uma terra
seca.

Essa relação da raiz com a terra é fundamental para a produção e agravo de nossas
doenças. A raiz é absolutamente fruto da terra, mas o homem é fruto do contexto familiar
e social apenas parcialmente, tendo em vista todos nós trazermos dentro de nós as nossas
inclinações naturais para o pecado, nossas predisposições para a perversão, erro e desvios
morais na vida. Mesmo assim, somos profundamente atingidos pela doença da terra no
que diz respeito a herança adâmica. Vem de lá os efeitos nefastos do pecado – morte – e as
inclinações para o pecado no sentido existencial e coletivo.

Marcio Oliveira

You Might Also Like

4 comentários

  1. Gostei da explicação.
    Glória a Deus

    ResponderExcluir
  2. O comentário foi uma bênção. Tudo certinho a explicação, vale salientar que, Jesus não era um homem feio ,se olharmos a cultura das pessoas na quela época os mais a bastardos tinham roupas ,sapatos caros ,e Jesus veio de uma família de camponeses ,José e Maria ,José era carpinteiro que no original é pedreiro,pois em Israel as casas eram feitas de pedras e não de madeira, e segundo os historiadores Jesus tinha a pele morena decorrente das altas temperaturas de Israel, e Jesus morava não na capital de Israel mas morava na região nordeste de Jerusalém, Isaías diz que ele não tinha aparência nem formosura em relação aos ricos de sua época, mas o nosso Jesus é lindo Chico e maravilhoso, por isso que ele é chamado de desejado das nações OK

    ResponderExcluir