A dor do fracasso

terça-feira, outubro 09, 2012




Quem nunca fracassou na vida?


Eis ai um dos piores males da raça humana no plano emocional: o fracasso, seus efeitos e a dura realidade de ter que conviver com as suas lembranças amargas.
O fracasso desencadeia dentro de nós um misto de dor e depreciação pessoal, um sentimento de desvalor que se acentuam quando se encontra com um problema de baixo auto-estima que já vinha nos torturando há algum tempo.
O fracasso é maior ou menor nos seus efeitos, dependendo do contexto social em que viemos. É quando as estruturas erigidas com altíssimos níveis, seja lá o que for, nos obriga a sermos quase perfeitos, impecáveis, sem mácula, sem hesitação, sem titubeio, sem falhas, sem fraquezas.
Interiorizamos esse padrão, e passamos a exigir de nós mesmos, o tempo todo. Tal atitude mental nos remete para um poço sem fundo de desgaste emocional torturante. Daí surge uma possibilidade tremenda de depressão, fomentada pelo nível de estresse altíssimo desencadeado por esta necessidade de ser bom, de alcançar o êxito, de não errar, de não falhar.
Além de tudo o que foi dito, o fracasso é doloroso também por que existe a reprovação das pessoas ou no mínimo a decepção delas em relação a nossas vidas.
Mesmo que fiquem de fora os padrões altíssimos que a nossa vida social nos exige, e as cobranças e decepções das pessoas com a nossa falha; fica dentro de nos a dor de voltarmos para casa derrotados, sem a alegria da vitoria, sem o prazer de ter superado um desafio, de ter deixado para traz um tabu, uma sina, um tormento mental, que nos incomodava.
Pedro fracassou com Jesus no quintal da casa de Caifas, Davi fracassou com Deus no adultério com Bete-seba, Josué fracassou na batalha de Aí.
Eu já fracassei na vida, você já fracassou na vida, e todos nós ainda fracassaremos em algum momento em alguma coisa na vida.
E por mais que desejemos que Deus nos poupe dos fracassos, essa oração parece inútil às vezes. Isso porque o que se percebe é que Deus ao contrario de nos poupar do fracasso e das experiências emocionais a Ele inerentes; ao contrario, nos deixa sofre alguns fracasso, e experimentar as mais variadas sensações, sentimentos e emoções advindos desta realidade.
Aqui o livramento não é da possibilidade do fracasso, mas de deixar de ter a experiência do crescimento com tais realidades da vida, comuns a qualquer ser humano.
O que se pode fazer depois de um fracasso, muito mais que tentar de novo, é não morrer para vida com a dor que eles trazem, é não dar tamanho e gravidade maior do que eles merecem e ter a coragem de olhar para si mesmo com ternura, com amor, com respeito, ao invés de se auto torturar e decretar a própria morte existência, por ter falhado mais uma vez.
A musica do Thalles fala forte para mim e para você dentro deste contexto de frustrações, derrotas e fracassos.
“Se a vitoria não consegues enxergar, espera no Senhor e confia. Espera ele vem, confia Ele vem, e faz um milagre.
Se é tão impossível, parece que não da, espera no Senhor e confia, espera Ele vem, confia Ele vem e faz um milagre.
Mas o ponto mais forte da musica para mim é a estrofe que diz:
Deus eu vi aqui só pra te dizer que minha esperança está em ti, e não tenho nada alem de ti, nada alem da promessa, da sua promessa, eu não tenho nada, nada, eu não tenho nada”.
“Teu choro não é em vão, seu Deus contido esta e espera no Senhor e confia, espera ele vem, confia ele vem, e faz um milagre. ho Deus eu vim aqui só pra te dizer que minha esperança está em ti, que eu não tenho nada alem de ti. mas nada alem da promessa, da sua promessa, eu não tenho nada. nada alem, nada alem dos teus sonhos, nada alem das promessas, nada alem dos teus propósitos”.
Jeremias profetizando poesia e dor em lamentações 3.22 diz que as misericórdias do Senhor são as causas de não sermos consumidos, por que elas se renovam a cada manha.
Abrace a frase “se renovam a cada manha” do texto, porque ela traz em si uma mensagem de esperança, de renovação, de possibilidade de um novo começo, de uma nova oportunidade. ela cura a alma da dor do fracasso. 

Marcio Oliveira

You Might Also Like

0 comentários