Vivendo a Paz

segunda-feira, setembro 17, 2012



Qual a natureza da paz de Deus? Como se manifesta na vida?
A paz de Deus é basicamente a paz com ele, através do sacrifício de Cristo e na reconciliação que ele operou em nós em relação a Deus, e que se manifesta na quietude interior de cada um de nós e mais tarde, nas relações diversas que vivenciamos na vida.
“Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,” (Rm. 5.1).
O grande desafio é discernir se essa paz é apenas um ato soberano de Deus, onde se faz manifestar independente de nossas ações ou esforço ou se é, fruto da apropriação, do esforço humano, da busca humana nele.
O evangelho de marcos nos dá conta de que a paz com as pessoas é um dever nosso, uma atitude, e ele descreve  isso com a expressão: “guardai”.
“Bom é o sal; mas, se o sal se tornar insípido, com que o haveis de temperar? Tende sal em vós mesmos, e guardai a paz uns com os outros” (Mc. 9.50).
Guardar tem o significado de conservar, manter, preservar.
Alem disso o tempo do verbo está no imperativo, o que reforça a idéia de uma ordem dada a nós, de uma atitude nossa diante dos relacionamentos. Não há necessidade de se esperar uma ação sobrenatural de Deus em nosso ser, para termos paz com os homens.
Isso porque, Deus já fez em nós o que precisava: semeou em nós a sua natureza, e agora, somos fortalecidos no homem interior que nós capacita a fazer o bem.
“Pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (I Pd. 1.4). assim, A paz já está em nós, precisamos agora cultivá-la em nossos relacionamentos.
Assim, a paz já esta em nós através do Espírito, mas a questão sempre fica amarrada a decisão pessoal de deixar ou não, ou melhor, de se submeter ou não a influencia do Espírito em nossas emoções, sentimentos e ações vida a fora.
Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. (Gl. 5.16).
Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. (Rm. 13.14).
Assim, A paz já está em nós, precisamos agora cultivá-la em nossos relacionamentos.

Marcio Oliveira

You Might Also Like

0 comentários