Cuidado! Não deixe ele se aproveitar

sexta-feira, janeiro 08, 2016

Gênesis  3
1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?

Conjecturado ou deixando a mente simplesmente viajar, a serpente foi previamente escolhida pelo diabo, por reunir características que lhe ajudavam na investida sedutora contra a mulher.
Um cão talvez , não lhe daria corpo, tempero perfil para seu caráter maligno. A docilidade da pomba, a amizade sincera (ainda que irracional) do cachorro, não combinaria com a falsidade do diabo. O gato, é até esperto, arisco, mas não exala malícia, sarcasmo e ironia como a serpente parece exalar. Talvez, por isso, o bicho, serpente foi escolhido pelo tentador. Ainda que irracional, a fisionomia , as táticas de abordagem, as caraterísticas, da serpente atraiu Satanás para o seu interior.  Foi assim, que se locomovendo de outra forma, que não fosse se arrastando, a serpente, hospedeira do diabo, se aproximou da mulher.


Ainda hoje, Satanás se aproveita das características dos seres humanos para disseminar seu veneno.  Ele atua através do ódio, do rancor, do temperamento explosivo, da malícia, da insatisfação com a vida, da esperteza , da frieza de alma. Ele se aproveita da tendência depressiva, da inclinação por luxúria, em fim, trabalha e atua no terreno pré arranjado da existência humana.

Foi assim com Caim, que manifestou predisposição para matar, foi assim com Judas , que insatisfeito estava, com os rumos do ministério de Jesus, e o diabo entrou nele, como disse o texto do novo testamento. Foi assim com tantos outros que deixaram através dos seus temperamentos, caráter, costumes vícios e defeitos porta aberta para o vil tentador.


Mas, em Cristo, nossas tendências ruins são curadas, as nossas realidades congénitas e inatas, são convertidas e convergidas para o bem. 
Em Cristo, o que era pra morte, agora é para a vida, o que torto nasceu, agora é desentortado para glória de Deus.

You Might Also Like

0 comentários