De pregador a ovelha...(Uma volta à lucidez e a saúde espiritual)

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Eu penso que estou me convertendo mais uma vez. Nós nos convertemos varias vezes, ao longo de nossas vidas. Mudamos de opinião, de pensamentos e idéias, de comportamento, de estilo de vida, de maneira de pensar e agir, de pessoas e hábito, de deformações e desvios de condutas em fim, nós estamos sempre revendo os nossos hábitos, valores e tentando mudar alguma coisa, ou efetivamente mudando. 

É bem verdade que existem pessoas que não mudam nunca e nem se preocupam em mudar e há mudanças que não são definitivamente par melhor.

Eu tenho percebido como alguém que prega o evangelho, - não como Jesus ou Paulo pregava, mas no modelo que os pregadores estabeleceram atualmente - estou me desencantando não com a pregação do evangelho em si, mas com esse modelo de pregação e pregadores que se estabeleceu hoje em dia.
muitos tem mudado de ovelha para uma espécie de super pregador, dotado de poder sobrenatural, com um carisma que causa admiração e espanto.

Já não são mais ovelhas, que carecem de serem apascentadas, cuidadas. tornaram-se auto-suficientes, sábios o bastante para cuidarem de si mesmos, já não têm problemas, pelo menos não demonstram tê-los, nas reuniões de poder em que pregam.

Parece que a vida se resumiu nesse “ministério da palavra”, onde a vida crista, a fé, os demais valores perderam a sua importância. 

Jesus é mencionado, comentado apenas para dar uma satisfação ao publico e a própria consciência, porque se não mencionar o nome dele, a pregação ou conversa nos ambientes sociais do pentecostes torna-se herético. 

As pregações são exibições de gala, verdadeiras representações teatrais, com muitas apelações e ritos que comovem, constrangem e emocionam de forma alucinante a platéia, que não se parece mais com igreja.

Os ambientes são psico/espiritualmente pesados, onde a competição, as disputas, os desfiles de celebridades evangélicas, e as exibições de dons são instrumentos de produção de fãs, agendas, bens materiais a conquista de fama e sucesso.

O dinheiro é outro fator relevante dentro desse cenário, posto que, o louvor á Deus e as pregações evangélicas se transformaram em uma empresa, uma maquina de ganhar dinheiro onde as celebridades gospel ganham fortunas, às vezes de forma desonesta e insensível com imposição e gananciosa. - uma coisa é o que Paulo falou em relação ao sustento por parte da igreja com aqueles que repartem a palavra, outra coisa é essa busca gananciosa, egoísta, fria e perversamente comercial, que se vê hoje no meio dos pregadores e cantores evangélicos.

Tudo isso vivido durante muito tempo vai cansando a alma, desgastando a mente, esfriando a fé. Isso acontece por que esse mundo de pregadores e pregação que se vê hoje em dia não tem Jesus. Jesus não entra nele, - eis que estou à porta e bato - e não pode entrar, porque não se harmoniza com os ensinos Dele, com sua visão do evangelho, com sua mensagem.

Jesus não aceita a aparência dos homens, sua jactância, sua religiosidade desprovida de misericórdia e amor, suas teologias distanciadas da simplicidade da palavra que sai da boca de Jesus soprada pelo vento do espírito. Suas pregações saturadas de fermento secular – auto-ajuda; espiritismo; psicologia sem limites, sendo colocada acima dos valores da palavra de Deus, e etc. - como substituto do poder de Deus para transformação do homem.

Assim, o que se prega e o que se vive entre os pregadores, é separado por um abismo abissal, da realidade do evangelho pregado por Jesus e depois por Paulo.

Jesus nunca manipulou ninguém, Jesus nunca brincou com as emoções de ninguém, Jesus nunca agiu de forma ardilosa, fraudulenta para arrancar dinheiro do povo, através de chantagens espirituais e proféticas.
Há muita falta de realismo, de objetividade, de concreção, de legitimidade nas pregações hoje em dia. Prega-se por motivações que não são as de Cristo.

Esta se vendendo uma fé, uma teologia, uma crença sem fundamento, sem consistência, sem vida para o povo. A fé tem se tornado única e exclusivamente horizontal, terrena e sem objetivo eterno.

É por isso que esta geração precisa se converter voltar a ser ovelha, voltar a ser pastoreado por Jesus e por homens simples, que peguem o evangelho simples e cheio de vida.

É Preciso olhar para si mesmo, para que pregando, não fique reprovado, inclusive por aquilo que o próprio individuo pregou.


Marcio Oliveira

You Might Also Like

0 comentários